Estarreja: Governo e Municípios apresentam Sociedade Ria Viva.

Governo e Municípios da Região apresentam, esta sexta-feira, a nova sociedade que sucede à Polis Ria para gerir investimentos em proteção lagunar e costeira na Região de Aveiro.

A sociedade RiaViva e Litoral vai assumir a gestão dos investimentos estimados em 86 milhões de euros.

Esse capital será realizado a partir do Orçamento de Estado, Fundos Comunitários, Fundo Ambiental e contribuições dos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Travar o avanço da água salgada é o foco desta nova operação em linha com os investimentos geridos no passado pela Polis Litoral.

Mantém-se foco nos rios Vouga, Águeda e Cértima e alarga-se a área de influência a Anadia, Esmoriz e Mira.

Ribau Esteves, gestor que tem integrado as diferentes administrações, declarava, ontem, na reunião de Câmara que a nova sociedade traz novidades quanto ao âmbito e ao território (com áudio)

A cerimónia de apresentação agendada para esta sexta, dia 7, às 11h30, no Cais da Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, conta com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A apresentação da Sociedade Ria Viva assinala novos esforço na qualificação ambiental.

Esta entidade dará continuidade às intervenções de proteção costeira e lagunar, à recuperação de rios, à preservação da biodiversidade e à promoção da sustentabilidade da pesca na Ria de Aveiro, tornando o território mais resiliente a eventos extremos.