Mais de 500 crianças subiram ao palco do Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, este fim-de-semana, com o projeto Escolíadas Júnior.
Os seis espetáculos realizados foram o corolário do trabalho desenvolvido durante três meses pelos alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada, e dinamizado pela Associação Escolíadas, que incluiu expressão dramática e teatro.
"Uma viagem pelo espaço, com astronautas, extraterrestres e planetas desconhecidos", foi o ponto de partida dos espetáculos que decorreram este fim-de-semana no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada.
As 579 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola da Mealhada encarnaram as suas personagens com muito empenho e contaram a história do grupo de cientistas que, por não encontrar condições para continuar a viver no planeta Terra, parte numa exploração espacial em busca do planeta perfeito para morar. Nesta viagem descobre que a chave para uma vida feliz e sustentável na terra é o equilíbrio, o respeito pelo próximo e o cuidar daquilo que é nosso. Uma reflexão sobre o planeta e sobre as relações humanas, que encantou as cerca de duas mil pessoas que assistiram aos seis espetáculos realizados nos dias 8 e 9 de dezembro. Este foi o culminar do trabalho realizado pelos alunos, em conjunto com a Associação Escolíadas, ao longo dos três meses do primeiro período escolar, nesta que já é a quinta edição do projeto Escolíadas Júnior. As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com a participação do professor titular no desenrolar do projeto. Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final: o tema escolhido é preparado e os trabalhos são realizados nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários, finalizando com as apresentações finais abertas à comunidade. Ao longo de todo o processo criativo, a Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – como teatro, dança, música, animação socioeducativa - garantem o apoio e preparação das crianças.
O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada.
Este ano letivo, depois de finalizado o trabalho com as crianças do Agrupamento de Escolas da Mealhada, o projeto vai desenvolverse nos agrupamentos de escolas de Esgueira (Aveiro) e Rainha Santa Isabel (Coimbra) durante o segundo período.
O projeto Escolíadas Júnior conta com o patrocínio da Fundação PT e é cofinanciado pelo programa Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), estabelecendo também parcerias com as autarquias envolvidas.