O presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz revela que pretende reforçar o posicionamento do Porto de Aveiro na Rede Transeuropeia de Transportes mas não entende porque não está Aveiro na rede “core” da UE.
Eduardo Feio foi um dos participantes na "Porto Maritime Week", iniciativa do Transportes & Negócios que teve início esta segunda-feira, no Porto de Leixões, e foi aí que falou dos investimentos previstos.
Feio destacou o “reforço da eficiência e segurança dos serviços portuários para capacitar o Porto de Aveiro para navios de maior dimensão, até 32 metros de boca e 50 mil toneladas de deslocamento” e a “expansão poente do porto para o offshore eólico flutuante”.
O administrador falou também da Figueira da Foz para destacar a construção de um terminal intermodal na ZAL, com 9 hectares e capacitado para operar comboios até 750 metros, a construção de uma nova marina, o investimento na indústria offshore e a descarbonização e digitalização do porto, através da ampliação da rede elétrica de Alta e Média Tensão e oferta de serviços de Onshore Power Supply”.