Exercício "A terra treme" leva sensibilização ao público escolar.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza, esta quinta-feira, dia 5 de novembro, às 11:05 horas, de norte a sul do país, a 14.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra treme”.

Evento coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, sublinhando a importância de uma sociedade informada e resiliente perante catástrofes naturais.

Trata-se de um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Agência para a Gestão do Sistema Educativo, I.P. (AGSE), o Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I.P. (EduQA) e as Autarquias Locais.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Na Região de Aveiro, a ação principal do evento, organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ovar, em articulação com o Comando SubRegional de Emergência e Proteção Civil e a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e Ovar, terá lugar no dia 05 de novembro, na Casa Museu Júlio Dinis em Ovar, onde estará a decorrer o briefing operacional do Centro de Coordenaçao Operacional SubRegional da Região de Aveiro.

Confirmada também a realização de um exercício de teste à evacuação do edifício, seguido de uma demonstração de meios conjunta dos CB de Ovar e Esmoriz, com a participação de alunos do primeiro ciclo do ensino básico.

Por toda a Região, em parceria com os Serviços Municipais de Proteção Civil, comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, e os demais agentes de proteção civil, irão igualmente ser promovidas ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício.