Universidade de Aveiro vai formar médicos-investigadores.

A Universidade de Aveiro vai formar médicos-investigadores em estreita ligação com as Unidades Locais de Saúde do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance.

Novo programa doutoral foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Trata-se de um curso com a duração de três anos.

A decisão, que reconhece a qualidade científica, académica e institucional da proposta, consolida o percurso que a UA tem vindo a desenvolver na formação avançada, na investigação biomédica e na inovação em saúde, e surge dois anos depois da entrada em funcionamento do Mestrado Integrado em Medicina da instituição.

Dirigido a médicos e profissionais com elevada diferenciação na área da Medicina, o programa pretende formar "clínicos cientistas" capazes de desenhar e desenvolver projetos de investigação translacional, clínica e epidemiológica orientados para desafios reais da prática clínica e da saúde das populações.

O plano de estudos, com forte componente de ensino ativo centrado no estudante, visa consolidar competências em metodologias robustas para a investigação em Medicina, fomentar projetos de investigação inovadores, colaborações das instituições de saúde com a academia e com iniciativas nacionais e internacionais de investigação, formar líderes de linhas de investigação capazes de captar financiamentos e integrar o método científico e a multidisciplinaridade na resolução dos desafios reais do Serviço Nacional de Saúde.

Um dos traços diferenciadores do programa é a sua ligação direta às Unidades Locais de Saúde (ULS) parceiras — Entre Douro e Vouga, Gaia-Espinho e Região de Aveiro —, integradas no Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA), sendo este um projeto liderado pelo Professor Artur Silva, Reitor da Universidade de Aveiro.

Desde o primeiro ano, os doutorandos serão desafiados a propor soluções para problemas de saúde concretos identificados nas ULS, através de uma unidade curricular dedicada à investigação aplicada a desafios reais, com o objetivo de gerar projetos de investigação com impacto direto nos cuidados prestados às populações.


Texto: UA