A Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta - estreia o Programa de Mobilidade Escolar Ativa com os objetivos de promover as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e reduzir o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro até ao portão da escola.
O PéPedal, lançado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, será implementado ao longo do ano letivo em quatro escolas de primeiro ciclo e pré-escolar: Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz.
Com este programa, a Ciclaveiro e o AEA, assumem a problemática da “inatividade física” no desenvolvimento saudável dos alunos e a necessidade de promover a atividade física e a redução do sedentarismo.
“As crianças chegam à escola sentadas dentro do carro, perdendo a autonomia e a oportunidade de ativarem o corpo, sendo-lhes roubada a possibilidade de caminhar ou pedalar para a escola, conhecendo os percursos casa-escola, convivendo com vizinhos e amigos, desenvolvendo as suas competências físico-motoras, sensoriais e sociais, com todos os benefícios ambientais e sociais associados”.
O programa PéPedal foi desenhado segundo o modelo teórico “Gobi”, desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento e irá, ao longo do ano letivo, através de várias iniciativas, sensibilizar, ensinar, incentivar e celebrar coletivamente as conquistas feitas por toda a comunidade escolar.
Ao longo do ano as crianças serão acompanhadas pelo Consultório Médico PéPedal, dinamizado por uma equipa de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) numa pequena consulta de avaliação e sensibilização para a importância da mobilidade ativa.
Os alunos terão também oportunidade para aprender a andar de bicicleta ou melhorar a prática através do programa “Desporto Escolar Sobre Rodas”, um projeto da Direção Geral da Educação, ou na Academia Mini Rodas da Ciclaveiro, aberta a toda a comunidade, que envolve as famílias na aprendizagem.
Vão também ser incentivados a caminharem ou pedalarem para a escola, aderindo aos Comboios Escolares PéPedal, com o apoio e coordenação das associações de pais de cada uma das escolas.
Ao aderirem os alunos terão acesso ao Passe Escolar PéPedal para apanharem um dos comboios a pé ou de bicicleta que chegam a cada uma das escolas envolvidas e que lhes dará acesso a um conjunto de benefícios com entidades locais parceiras, consoante o número de viagens que fizerem no “comboio”.
O programa terminará no final do ano letivo, celebrando as conquistas alcançadas coletivamente, com um Ciclo Passeio Escolar envolvendo toda a comunidade escolar