Ovar assinala abertura do ano letivo com conferências sobre educação.

Ovar inicia, esta sexta, um ciclo de conferências dedicado à comunidade escolar na abertura do ano letivo.

Dois dias de atividade, na Escola de Artes e Ofícios em Ovar, sob o tema “Neurociências e Inteligência Artificial na Educação”.

Esta iniciativa visa dotar os professores de ferramentas para o ensino e promover um momento de encontro e partilha com professores, não-docentes, alunos e famílias no arranque de mais um ano letivo.

Do programa destas jornadas inéditas, destaque para o lançamento do guia educativo, o documento informativo editado pela autarquia que divulga os programas e apoios municipais e que pretende ser o braço direito das famílias em mais um ano que se inicia.

O primeiro dia deste ciclo de conferências, esta sexta-feira, 12 de setembro, é dedicado a professores e outros especialistas da educação, como psicólogos, mediadores, diretores escolares e técnicos da educação.

A sessão de abertura está marcada para as 9h00 e conta com as intervenções de Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar e Diogo Simões Pereira, Diretor-geral da EPIS – Associação de Empresário pela a Inclusão.

Os trabalhos arrancam às 9h30, com a apresentação do estudo EPIS “Atlas da Educação” por David Justino do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova.

Segue-se, às 10h30, a primeira conferência, subordinada ao tema “Neurociência na Educação: como aprende o cérebro”, será apresentada por Pedro Bem Haja, investigador na área das neurociências, na Universidade de Aveiro.

“As neurociências e o papel da neuroplasticidade: dificuldades de aprendizagem e estratégias baseadas na evidência” é o tema da segunda comunicação do dia, com a intervenção de Cristina Fafiães Oliveira, psicóloga na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento – UAARE e vogal na Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A sessão está marcada para as 12h00.

Da parte da tarde, programadas estão mais duas conferências.
Com início às 14h30, Gaspar Ferreira, psicólogo e presidente da Direção da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses irá falar da IA na Educação, explanando, entre ferramentas e oportunidades, sobre qual o papel dos professores na mediação.

Qual o impacto da IA na criatividade e autonomia dos alunos é a questão central da última conferência do dia, marcada para as 16h00.

Todas as respostas serão dadas por Paulo Nossa, professor e investigador da Universidade de Coimbra.

O dia culmina com a apresentação do guia da educativo para o ano letivo 2025/2026, às 17h00.

Documento sintetiza as principais medidas, programas e recursos educativos, que a autarquia disponibiliza à comunidade escolar, com propostas dirigidas para todos os níveis de ensino.

No segundo dia das jornadas, sábado, 13 de setembro, o programa abre a toda a comunidade escolar, procurando-se estimular uma reflexão conjunta sobre os desafios da educação nos dias de hoje.

Com início às 9h30, o primeiro tema do dia é “Família na era digital: como guiar os jovens”, mediado por Ana Manta, Psicóloga da Universidade do Porto.

“O futuro da Escola: professores e alunos do séc. XXI” será o último tema em destaque nesta ação de capacitação.

A apresentação, prevista para as 11h00, estará a cargo de Ana Rita Martins, psicóloga na Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo Comportamental da Universidade de Coimbra.

Depois da sessão de encerramento, segue-se, às 12h30, um almoço convívio.