Chefs on Fire "aquece" Festival dos Canais.

Chefs on Fire regressa a Aveiro em mais uma edição integrada no Festival dos Canais.

Este evento de slow cooking e de música resulta de um investimento da Câmara de Aveiro e terá lugar entre 19 e 21 de julho, no Parque Infante Dom Pedro.

Numa reconfirmação do sucesso da edição do ano passado, o Chefs on Fire regressa em formato Pop-Up à cidade de Aveiro, com um cardápio de 12 chefs, responsáveis por preparar um menu de pratos especiais no fogo, lenha e fumo, embalados pelas vozes, teclas e instrumentos de seis artistas nacionais.

A organização está a cargo da LOHAD (responsável pelo formato Chefs on Fire), e decorre nos dias 19, 20 e 21 de julho, integrando a programação do Festival dos Canais.

“No ano em que somos Capital Portuguesa da Cultura, quisemos que o Chefs on Fire voltasse a Aveiro, com essa marca tão forte da portugalidade, que é sentarmo-nos à mesma mesa para saborearmos algumas das inúmeras iguarias do nosso País, como pretexto para termos um bom momento de convívio com a nossa família e com os nossos amigos”, afirmou o Presidente da CMA, Ribau Esteves, no lançamento da edição 2024 do pop-up de Aveiro.

O firepit do Chefs on Fire irá instalar-se durante três dias no Parque Infante Dom Pedro privilegiando a tradição culinária local, ligada à matéria-prima da Ria de Aveiro e do mar e também à salga do peixe.

Para estes dias de celebração da gastronomia portuguesa através do fogo são chamados nomes de referência da cozinha em Portugal.

O cabeça de lista deste Pop-Up é Diogo Formiga, chef do Encanto, em Lisboa.

Natural de São Pedro do Sul, Diogo Formiga que tomou Aveiro de assalto quando decidiu estudar Biologia está hoje ao serviço de uma estrela Michelin, sem nunca deixar de visitar com frequência a cidade a que considera a sua segunda casa.

Estarão também presentes Mónica Gomes, do Olaias, na Figueira da Foz e de Angélica Salvador, do IN Diferente, no Porto – ambos com uma distinção Bib Gourmand do Guia Michelin.

Duarte Eira, do Salpoente, em Aveiro; David Jesus, do Seiva, em Leça da Palmeira; e de Ana Leão, hoje à frente do Babel, no Porto, também estarão neste evento.