Cerca de 500 alunos de oito escolas do concelho de Aveiro, e os respectivos pais, participam este ano na campanha europeia “A Serpente Papa-Léguas - Jogo da Mobilidade”. Com 73 escolas participantes de todo o país, o Jogo é coordenado em Portugal pela ACA-M e tem em Aveiro o Ciclaveiro como parceiro implementador local.
A escola de Verdemilho já participou este ano no Jogo, com a atividade marcada por “muito entusiasmo” e “obtendo excelentes resultados”. Estas próximas duas semanas, de 15 a 26 de Maio, é a vez das cinco escolas primárias do Agrupamento de Cacia e ainda as de Aradas e Bonsucesso participarem.
A Serpente Papa-Léguas é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas deslocações para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças, pais e professores como o principal público-alvo.
Com este desafio de duas semanas em cada escola, pretendem-se quebrar perceções negativas em relação às alternativas ao automóvel, nomeadamente a preocupação excessiva com a exposição das crianças ao risco no ambiente rodoviário, e promover modos de transporte sustentáveis como uma alternativa divertida, saudável e segura tanto para os pais como para os filhos.
A campanha pretende também consciencializar para o aumento da segurança rodoviária na envolvente e proximidade escolar resultante da redução do tráfego motorizado e dos congestionamentos e pressão do estacionamento automóvel junto às escolas.
Durante as duas semanas da campanha, cada aluno recebe um ponto (1 autocolante) de cada vez que viajar para a escola de uma forma sustentável.
São consideradas viagens sustentáveis as realizadas a pé, de bicicleta, transportes públicos, partilhando o carro com crianças de outras famílias, ou, caso tenha mesmo de se deslocar de carro, estacionando a pelo menos 300 metros da escola e fazendo a última parte do percurso a pé.
Todos os pontos são colocados num grande cartaz da Serpente Papa-Léguas. Ao completar o cartaz da escola é alcançado o objetivo do Jogo e os alunos participantes recebem um prémio simbólico.