Aveiro recebe o Psicomotricidade Summit sobre neurodiversidade e saúde mental.

Aveiro recebe, nos dias 5 e 6 de Dezembro, o “Psicomotricidade Summit” que abordará a relevância da intervenção da Psicomotricidade na neurodiversidade e a saúde mental.

A edição, subordinada ao tema "Caminhando entre o neurodesenvolvimento e a saúde mental", surge em momento de urgência de respostas para problemas do foro da saúde mental como a ansiedade, a depressão bem como da neurodivergência como a PHDA (perturbação de hiperatividade e défice de atenção) ou o autismo.

Em destaque, como tema central, “O papel essencial da Psicomotricidade como terapia de intervenção no em neurodesenvolvimento e na saúde mental”.

O objetivo deste tema é dar enfoque à intervenção centrada na pessoa e na relação, independentemente de ter uma perturbação do neurodesenvolvimento ou uma psicopatologia.

Entre os oradores contam-se Ana Rodrigues (Vice-presidente da Faculdade de Motricidade Humana), José Angel Ribas (psicanalista, psicomotricista e professor da Faculdade de Ciências da Atividade Física da Universidade do País de Gales em Málaga).

Nestes 2 dias de evento na Universidade de Aveiro, cerca de 500 participantes poderão contar com palestras, mesas redondas e workshops de modo a aprofundar os seus conhecimentos na sua área clínica.

O Psicomotricidade Summit visa fortalecer a rede de profissionais e promover uma maior articulação entre as diferentes áreas da saúde, fazendo de Aveiro o epicentro do debate sobre o futuro da psicomotricidade e a sua intervenção no neurodesenvolvimento e na saúde mental.

"É fundamental que a sociedade e os profissionais entendam que a saúde mental não é apenas uma questão da mente, mas um reflexo da experiência vivida no corpo. O nosso evento é um apelo à ação e à partilha de conhecimento que pode mudar a vida de muitas crianças," afirma Sara Duarte, Psicomotricista, Fundadora e Organizadora do Psicomotricidade Summit.