Paula Cardoso reclama intervenção urgente no combate aos jacintos de água.

Paula Cardoso reclama intervenção urgente na Pateira de Fermentelos para travar as invasoras.

A deputada do PSD reclamou no Parlamento uma intervenção urgente na defesa da Pateira de Fermentelos, concelho de Águeda, a que acresce a importância de estender a ação aos rios Cértima, Levira e Vouga.

“A pateira não pode esperar. Cada dia que passa é mais um dia do velório daquela beleza natural” atirou Paula Cardoso numa audição da ministra do Ambiente e Energia, de quem reclamou medidas, projetos e estratégias “para erradicar, de uma vez por todas, esta praga [de jacintos de água]”.

Paula Cardoso recordou a visita da governante à Pateira de Fermentelos em julho de 2024 aquando do projeto implementado pela Câmara Municipal de Águeda de renaturalização das margens daquela lagoa.

Nesse dia, como enfatizou agora a deputada na sua intervenção, a ministra definiu como prioridade o desassoreamento da pateira, adiantando que o projeto era de “extrema importância e absolutamente necessário” e que deveria ser contemplado no âmbito do Programa Operacional Temático de Ação Climática e Sustentabilidade 2030 ou do Fundo Ambiental, que é tutelado pelo ministério.

“A despoluição dos rios Cértima e Levira é essencial para todo aquele ecossistema da lagoa, porque ambos convergem para a pateira” lembrou Paula Cardoso na Comissão de Orçamento, acrescentando que “a praga de jacintos de água que grassa na lagoa e no Rio Vouga é outra das preocupações dos municípios do Vouga”.

Cacia, em Aveiro, é neste momento um dos locais mais pressionados pela presença de jacintos que em muitas áreas cobrem o espelho de água.

Águeda dispõe de ceifeira aquática moderna, em operação há poucas semanas, e há apelos a que os Municípios da CIRA possam trabalhar em conjunto num problema que é comum.