A Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura o novo Centro Interpretativo e de Acolhimento da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto na próxima sexta-feira e o Ministro do Ambiente estará na cerimónia.
A obra, iniciada em janeiro de 2017, teve um custo total de 936 mil euros (IVA incluído), e foi financiada pelo capital social da Sociedade.
A requalificação dos espaços de usufruto público na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto permitiu dotar a área protegida de estruturas dedicadas ao conhecimento e interpretação do espaço natural, tornando-o num local de informação e lazer, ligado à conservação e observação da natureza, procurando a promoção das ações de visitação e o usufruto pela população e visitantes.
A intervenção contemplou a remodelação do edifício de entrada e do centro de acolhimento, que servirá para abrigo de estadias com capacidade para 20 pessoas, a construção de um centro interpretativo, que integra um auditório, um bar com área de esplanada e um espaço expositivo e ainda a beneficiação dos espaços exteriores, que inclui um auditório ao ar livre, estacionamento, áreas de apoio de bicicletas e mobiliário urbano.
A obra integrou ainda a melhoria de acessibilidade do percurso existente, numa extensão de aproximadamente 2,2 km, e a construção de observatório de aves.
“O espaço expositivo irá refletir a importância da Reserva Natural, enquadrada na Ria de Aveiro, para a conservação da natureza e da paisagem, e para o desenvolvimento sustentado da região em que se insere, abordando o seu património natural em termos de habitats e espécies, e a ocupação humana do território”, explica a Polis.
O programa arranca às 10h20 com visita aos edifícios e exposição. Segue-se o descerramento da placa que assinala a conclusão da obra, a assinatura do protocolo de entrega da gestão da obra ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Termina com, intervenções do Presidente da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, José Carlos Pimenta Machado; do autarca de Aveiro, José Ribau, e do Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.