Pedro Machado afirma que a BTL confirmou a imagem da Região Centro no contexto do turismo nacional.
O Centro de Portugal reforçou a imagem de “destino preferencial” no nosso país.
“Destaco, por exemplo, o facto de o stand do Turismo do Centro ter sido a escolha óbvia para a apresentação de projetos que envolvem todo o país, como foi o caso das Estações Náuticas de Portugal. E não só: ao longo dos cinco dias de BTL, o stand foi visitado pelo Presidente da República, por Ministros e outros governantes, pelos embaixadores do Brasil e Ucrânia por empresários da atividade turística, que avalizaram o bom trabalho de promoção feito por esta entidade, mas também por milhares de visitantes, interessados em conhecer os produtos e as experiências que o Centro de Portugal tem para lhes oferecer”, sublinha Pedro Machado.
Para o presidente do Turismo do Centro, foi igualmente muito importante a presença da região em dezenas de reuniões, no programa de “hosted buyers”.
“Foram muitos os contactos realizados com compradores estrangeiros, que manifestaram o interesse de trazer visitantes à região. Foi uma forma privilegiada de criar negócio para os nossos empresários”, diz.
Da mesma forma, a presença reforçada das empresas dentro do stand “foi uma aposta ganha”. E não só das empresas, frisa Pedro Machado.
“O objetivo de estreitar o diálogo inter-regional foi cumprido, com a presença das cinco comissões vitivinícolas regionais, das Aldeias Históricas, do Xisto e de Montanha ou das Termas Centro, entre outros exemplos de redes colaborativas regionais, que transcendem limites geográficos e que tiveram grande visibilidade na feira”.
Outro aspeto muito positivo a reter desta participação foi a apresentação dos novos materiais promocionais do Centro do Portugal.
“A nova brochura premium, em conjunto com a brochura de ‘short breaks’, constituem outra forma de acrescentar valor à região e de a projetar junto dos vários públicos”, realça. Assim como a ênfase que foi colocada em novos produtos turísticos. “Comprovou-se que o foco que colocámos em produtos como o turismo industrial e o ecoturismo tinham toda a razão de ser, uma vez que suscitaram grande interesse”, conclui Pedro Machado