A PSP faz balanço à campanha Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”.
Esta ação, da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu entre os dias 5 e 11 de novembro e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.
No distrito de Aveiro foram fiscalizadas 674 viaturas e 402 condutores foram submetidos a teste de alcoolemia com 3 detenções, 4 contraordenações graves e 5 muito graves.
Há registo de 9 veículos controlados por radar com 7 infrações graves e duas infrações muito graves.
Num total de 297 infrações verificadas destaca-se a utilização indevida de telemóvel durante a condução, falta de seguro, falta de inspeção, falta de utilização de cinto de segurança, paragem e estacionamento nas passagens assinaladas para travessia de pões, paragem e estacionamento em cima do passeio, mudança de vias de trânsito, não utilização de sistema de retenção para crianças e desrespeito das regras de prioridade.
No país foram fiscalizados, em controlo de velocidade por radar, 3,6 milhões de veículos, 3,5 milhões dos quais pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Em termos de fiscalização presencial, as Forças de Segurança procederam à fiscalização de 57,4 mil veículos.
Do total de 3,6 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 23,3 mil infrações, das quais 793 referentes à condução sob o efeito do álcool.
Das 793 infrações relativas à condução sob o efeito do álcool, 750 registaram-se no Continente e 43 nas Regiões Autónomas, tendo sido 253 detetadas pela PSP e 540 pela GNR.