Aveiro foi a cidade escolhida para acolher o Ciência 2023, evento que acontece pela primeira vez fora de Lisboa.
Sob o tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”, o maior encontro da comunidade científica no país está de volta para discutir os desafios do futuro e para apresentar alguns dos principais temas de investigação e desenvolvimento em Portugal.
Entre 5 e 7 de julho vão estar reunidos, na Universidade de Aveiro (UA), peritos e investigadores de diferentes áreas científicas.
Nesta edição, o Encontro Ciência 2023 viaja até Aveiro, cidade onde a ciência se constitui como um dos grandes pilares de desenvolvimento.
Ao longo dos três dias do encontro serão dinamizadas seis sessões plenárias, com temas tão diversos como o clima, a economia do mar ou a alimentação, e 30 sessões temáticas paralelas que se debruçam sobre temas como a economia azul, circular e sustentável, a biotecnologia, as energias renováveis, a saúde, entre muitos outros tópicos.
Do conjunto de mais de 180 oradores fazem parte nomes como Emanuel Gonçalves da Fundação Oceano Azul, Eva Calvo, do Institute of Marine Sciences, Spyros Kouvelis, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Organização Europeia de Direito Público, Joana Xavier, do CIIMAR e Estrela Matilde, da Fundação Príncipe.
No segundo dia do evento, a 6 de julho, destaca-se ainda uma sessão, especialmente destinada ao público da cidade, com a exibição de um documentário premiado sobre investigação e salvamento de espécies marinhas, seguida de uma palestra intitulada “Do fundo do mar ao fundo do prato!”, pelos investigadores Ana Hilário e Ricardo Calado, do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. O momento está marcado para as 19h00, no auditório Renato Araújo, Reitoria da UA
No evento estarão também presentes Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, António Costa, Primeiro-Ministro, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros, António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, e Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.
O Encontro, pela primeira vez descentralizado, será, nas palavras de Elvira Fortunato, “um marco importantíssimo” por abordar um “tema crucial para todos nós”. A Ministra acrescenta ainda que tem “as maiores expectativas” para o evento.
O Ciência 2023 é uma iniciativa promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Universidade de Aveiro.
Conta com o apoio institucional do Governo através da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como o apoio da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.