Aveiro: Jornadas Europeias do Património em três dias de roteiros pela arquitetura local.

Aveiro celebra, este fim de semana, as Jornadas Europeias do Património 2025, este ano subordinadas ao tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro.”

A partir de hoje e durante três dias, a cidade irá oferecer um conjunto diversificado de visitas guiadas e concertos gratuitos, destacando a riqueza e a pluralidade do património arquitetónico aveirense – da arquitetura institucional e militar à industrial, civil e religiosa.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, celebrada em mais de 50 países, com o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação do património cultural.

Em Aveiro, a edição de 2025 coloca em evidência a forma como a arquitetura traduz a identidade da cidade, estabelecendo uma ponte entre passado e futuro, tradição e inovação.

Hoje há visita guiada sobre arquitetura Institucional (Paços do Concelho e Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro), seguindo-se nos próximos dias visitas em torno da Arquitetura Militar (Quartel de Sá), Arquitetura Industrial (Centro de Congressos de Aveiro e Memorial à Indústria de Cerâmica), Arquitetura Civil (Roteiro Arte Nova) e Arquitetura Religiosa (Convento de Nossa Senhora do Carmo e Igreja das Barrocas).

O programa de concertos inclui hoje, às 18h, no Mercado do Peixe, NoMad Duo (Ricardo Antão e Jonathan Silva); sábado às 21h30 no Pátio do Museu Arte Nova “O Murmúrio das Estrelas” (João Fernandes e Raquel Resende) e no domingo, às 16h30, na Praça da República “ESPIRAL: Elas voam, elas dançam” (Âne Cimenti, Eliana Silva e Sara Vidal).