Aveiro celebra, este fim de semana, as Jornadas Europeias do Património 2025, este ano subordinadas ao tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro.”
A partir de hoje e durante três dias, a cidade irá oferecer um conjunto diversificado de visitas guiadas e concertos gratuitos, destacando a riqueza e a pluralidade do património arquitetónico aveirense – da arquitetura institucional e militar à industrial, civil e religiosa.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, celebrada em mais de 50 países, com o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação do património cultural.
Em Aveiro, a edição de 2025 coloca em evidência a forma como a arquitetura traduz a identidade da cidade, estabelecendo uma ponte entre passado e futuro, tradição e inovação.
Hoje há visita guiada sobre arquitetura Institucional (Paços do Concelho e Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro), seguindo-se nos próximos dias visitas em torno da Arquitetura Militar (Quartel de Sá), Arquitetura Industrial (Centro de Congressos de Aveiro e Memorial à Indústria de Cerâmica), Arquitetura Civil (Roteiro Arte Nova) e Arquitetura Religiosa (Convento de Nossa Senhora do Carmo e Igreja das Barrocas).
O programa de concertos inclui hoje, às 18h, no Mercado do Peixe, NoMad Duo (Ricardo Antão e Jonathan Silva); sábado às 21h30 no Pátio do Museu Arte Nova “O Murmúrio das Estrelas” (João Fernandes e Raquel Resende) e no domingo, às 16h30, na Praça da República “ESPIRAL: Elas voam, elas dançam” (Âne Cimenti, Eliana Silva e Sara Vidal).