Aveiro irá acolher, em Setembro de 2018, umas das Conferências Europeias de Cidades Candidatas a Capital Europeia da Cultura. A outra sessão irá decorrer, em Maio, em Cluj-Napoca (Roménia). Pretende-se que nestes encontros os membros das cidades candidatas "tenham a oportunidade de debater e trabalhar em projetos comuns".
Esta Rede, constituída pelas cidades candidatas e cidades vencedoras do projeto Capital da Cultura, "pretende tornar-se uma plataforma que apoie uma abordagem sustentável do planeamento das referidas cidades com o objetivo de facilitar e incentivar a implementação dos diferentes projetos de candidatura, independentemente dos resultados da competição". Esta decisão surge no seguimento da participação na primeira Conferência que decorreu nos dias 22 e 23 de Setembro, em Cluj-Napoca. Antes do final do ano, a rede "tornará públicos os seus planos e convidará outras cidades para se juntarem às iniciativas que irão ser desenvolvidas".
A Conferência "constituiu-se como o primeiro momento da criação de um espaço de partilha e de colaboração e parceira para todas as cidades que reconhecem o papel da cultura no desenvolvimento urbano sustentável".
Esta participação insere-se no desenvolvimento do processo de Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, ano em que Portugal vai poder voltar a ter uma Capital Europeia da Cultura, "dando continuidade à aposta de trazer a Aveiro um evento da maior importância com expressão nacional e internacional na área cultural".