A Universidade de Aveiro e a Altice Labs formalizaram, hoje de manhã, a criação do AlticeLabs@UA. Trata-se de um Laboratório de Investigação na área dos serviços Web emergentes, tecnologia de IPTV, conteúdos digitais, usabilidade de aplicações e experiência do utilizador, sistemas de experiência colaborativa ou social e aplicações de IoT (Internet das Coisas).
O Laboratório, instalado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade (DECA), apoiará projetos promovidos por professores, investigadores e, também, projetos académicos enquadrados nas atividades curriculares de estudantes de pós-graduação da Universidade de Aveiro, nomeadamente estudantes do Mestrado em Comunicação Multimédia e da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação.
Fernando Ramos, professor no DECA, será um dos coordenadores do laboratório. Espera que a estrutura estimule a investigação. "Espero que seja uma iniciativa bem sucedida e que permita, em termos de investigação, avançar para patamares de maior sofisticação", referiu.
Alcino Lavrador, da Altice Labs, em Aveiro, destaca a parceria com tradição e que se acentua com este Laboratório. "Vamos querer fazer mais. Este espaço que temos na UA é a reafirmação do nosso compromisso com as Universidades. Há sempre mais conhecimento fora, por muito grande que seja uma empresa", sublinhou.
O AlticeLabs@UA dá continuidade ao conceito 'SAPO Labs UA', uma parceria entre a Portugal Telecom e a instituição académica desde 2008. O Reitor Manuel Assunção afirmou que se trata de um aliança "com história". (com áudio)
A coordenação científica e operacional do AlticeLabs@UA será partilhada entre as duas entidades promotoras do laboratório, ficando sob a responsabilidade de uma equipa constituída pelos professores Fernando Ramos e Jorge Abreu, da Universidade de Aveiro, e pelos engenheiros Pedro Carvalho e Bernardo Cardoso por parte da Altice Labs.