O Grupo Parlamentar do BE reuniu com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e a coordenação das USF de Águeda e deixou apelo à reabertura de serviços relacionados com cuidados primários.
O parlamentar Nelson Peralta e o aderente local do BE Águeda, Luís Grilo, marcaram presença na reunião que teve como objectivo fazer o ponto de situação relativamente aos cuidados médicos do concelho.
O posto médico de Travassô, segundo Pedro Almeida do ACeS, reabrirá apenas em 2022, depois das obras, segundo previsão daquele organismo. A população continuará a ser atendida em Recardães.
O Posto Médico de Belazaima do Chão não reabrirá nos mesmos moldes (disponível toda a semana), encontrando-se sem data prevista para reabertura.
"A população poderá ser atendida em Borralha, onde o AcES garante haver vagas", revela o BE.
Em relação ao Centro de Saúde de Águeda, há dificuldade em fixar médicos e não há abertura de concursos suficientes.
Para Luís Grilo, "é essencial um SNS forte, que sirva as populações sem descriminação. Dada as condições atuais, a autarquia de Águeda não pode virar a cara a esta luta, mantendo uma posição, junto dos poderes centrais, que assuma a defesa dos seus concidadãos e concidadãs, mas também implementando medidas que mitiguem os atuais problemas com que nos deparamos."
O deputado Nelson Peralta exige a reabertura dos locais de cuidados de saúde primários que estão fechados, de forma a aliviar os que se mantiverem abertos e a contratação de profissionais em falta.