Ílhavo assinala o Dia Mundial da Saúde Mental com a terceira edição do encontro do atendimento social integrado no dia 21 de Novembro.
Será um momento de reflexão sobre sobre saúde mental.
A Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré receberá esse encontro sob o tema “Como ser mentalmente saudável em tempos controversos”.
O programa contempla partilha de experiências, debates e mesas-redondas, sempre com o foco na saúde mental, bem-estar emocional e estratégias de resiliência para os técnicos de ação social.
Além dos profissionais da ação social que trabalham no terreno (assistentes sociais e psicólogos), a lista de oradores integra médicos de clínica geral e de psiquiatria, psicólogos e enfermeiros.
O primeiro painel, moderado por Paula Pinto, aborda o dia a dia do técnico de ação social.
Mónica Almeida e Anabela Bio partilham a sua experiência sobre o papel do técnico enquanto gestor de processos.
Gaspar Ferreira falará sobre riscos psicossociais e locais de trabalho saudáveis.
O segundo painel, em formato de mesa-redonda, foca-se para a saúde mental e os problemas que daí advém, com intervenções de João Alcafache (médico psiquiatra), Joana Glória (médica de clínica geral), Catarina Duarte (enfermeira da Equipa de Saúde Mental) e Inês Pimentel (psicóloga e terapeuta familiar).
Durante a tarde, o médico e humorista João Nuno Gonçalo conduz uma entrevista a Nuno Craveiro, psicólogo responsável pelo apoio e acompanhamento social e de saúde mental no Município de Ílhavo.
Segue-se um momento de stand up comedy, que pretende trazer uma perspetiva “leve e reflexiva” sobre a saúde mental, encerrando o encontro com debate e partilha de ideias.
As inscrições decorrem online, através do formulário online, disponível em www.cm-ilhavo.pt, onde também pode ser consultado o programa completo.