A paz regressou a São Jacinto e o PS faz reconhecimento público do trabalho conjunto assumido pelo autarca de freguesia e pelo presidente da Câmara de Aveiro para devolver a normalidade à gestão da Junta.
No dia em que a autarquia aprovou os protocolos de descentralização de competências, excluindo São Jacinto, por decisão estratégica, enquanto garante a o reequilíbrio, o PS acredita que há condições para normalizar a gestão em breve.
A viabilização do executivo pela Aliança com Aveiro mereceu esse reconhecimento público por parte de Manuel Sousa, líder da coligação Viva Aveiro, a força mais votada na freguesia (com áudio)
Ainda com processos de penhoras para regularizar, a Junta ficou fora do processo de delegação de competências mas poderá retomar os acordos no segundo semestre de 2022.
Essa é a expetativa traçada pela maioria camarária.
Ribau Esteves diz que o pacote de 9 acordos está fechado e que São Jacinto não ficou esquecida retomando os acordos no segundo semestre depois da casa arrumada e sem o risco de ver o dinheiro cativado por penhoras.
O autarca de Aveiro assume que é o regresso à normalidade com uma equipa que junta PS e Aliança e que tem na tesouraria nova responsável (com áudio)
A Câmara de Aveiro diz que vai começar a trabalhar no pacote de descentralização para 2023, 2024 e 2025 já de acordo com um modelo que leva para as Juntas a administração direta de algumas pastas.