Cada vez mais, temos de ser diferentes e fazer diferente"- Jorge Sampaio (Turismo do Centro).

A Turismo do Centro assume que a criação de memórias e a diferenciação merecem atenção como pilares do turismo.

Mensagem deixada na abertura da 9.ª edição das Jornadas Internacionais de Turismo, a decorrer no Centro de Artes de Águeda.

Jorge Sampaio, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal (TCP), aprova o mote do evento.

Sublinhou a importância de refletir sobre o papel do turismo na sociedade contemporânea.

“Cada vez é mais importante discutirmos o turismo. É um setor que está na ordem do dia e é importante percebemos a importância que tem para o país, para a região e para os municípios”, destacou, elogiando a escolha do tema desta edição.

“O turismo é hoje a indústria das experiências, que criam memórias. Mas as memórias assentam na diferenciação: cada vez mais, temos de ser diferentes e fazer diferente. Águeda é um bom exemplo disso, com os seus guarda-chuvas e o colorido que tem nas ruas. Hoje, Águeda é um destino diferente de todos os outros, com a diversidade que criou”.
Jorge Almeida, autarca de Águeda, reforçou a ideia, explicando como o concelho se reinventou para atrair turistas.

“Águeda é um concelho empresarial, que não tinha tradição no turismo. Mas o turismo passou a fazer parte do dia a dia de Águeda e dos aguedenses, com a criação do festival Agit'Águeda, com os chapéus coloridos e com o maior Pai Natal do Mundo. Esta capacidade de surpreender a cada ano, tornou Águeda um destino turístico escolhido por muitos. O Natal de Águeda é hoje um fenómeno, com turismo organizado todos os dias, que atrai imensa gente. É um exemplo de que, por vezes, precisamos de nos inventar e reinventar para nos mostrarmos ao mundo”, concluiu.

O programa das Jornadas Internacionais de Turismo inclui sete painéis de discussão, com temas variados que vão desde a Inteligência Artificial e a Sustentabilidade, até ao impacto dos grandes eventos.

O encerramento está marcado para esta sexta.