A Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que decorreu ontem no Cineteatro Alba, aprovou o projeto de recomendação que irá levar à Assembleia da República, em maio, durante a Fase Nacional. Subordinados ao tema “Portugal: Assimetrias Litoral/Interior. Que Soluções?” os 117 jovens do Ensino Secundário e Profissional do distrito delinearam algumas medidas que visam desenvolver a economia e o turismo no interior, contribuindo para a fixação da população.
Após a apresentação das propostas de recomendação das 38 escolas, foi votado o projeto que serviria de base para a definição das medidas a apresentar na Assembleia da República. A proposta da Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro, reuniu o maior número de votos, tendo os estudantes passado a tarde de trabalho a melhorar as ideias incluídas no documento. As principais ideias que vão levar ao Parlamento, em Lisboa, incluem a especialização produtiva das regiões do Interior, promovendo os recursos endógenos e a criação de novas atividades baseadas no património natural.
Outra medida defende o apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME), através da diminuição da burocracia, a melhoria das infraestruturas e a atribuição de subsídios a jovens empreendedores. Finalmente, o texto comum propõe a revitalização de equipamentos sociais, como centros de saúde e escolas, e a redução de impostos e taxas aos munícipes, como forma de fixar a população.
Para além do projeto de recomendação comum, os jovens elegeram os dez colegas que os irão representar na Assembleia da República. Os alunos eleitos estudam nas Escolas Secundárias Dr. Mário Sacramento e Homem Cristo, em Aveiro, no Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão - Vagos, e nas Escolas Básicas e Secundárias Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior, ambas de São João de Madeira. Os dois “deputados” do Colégio de Albergaria ficaram como suplentes, bem como os estudantes da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Esgueira – Aveiro.
O Parlamento dos Jovens é uma organização da Assembleia da República, em parceria com o Ministério de Educação e o IPDJ, e vai na sua 21.ª edição.