O Livre diz que Aveiro precisa de novas políticas para enfrentar problemas sociais.
Considera que o “desgaste das políticas públicas, a par das escolhas da governação local, tem contribuído para aumentar as desigualdades, pondo em causa a garantia dos direitos fundamentais dos nossos vizinhos e vizinhas aveirenses”.
Bruno Fonseca, Aurora Cerqueira, João Paixão e Helena Ribeiro, candidatos autárquicos pelo Livre, visitaram as associações Pais Habilitar e APACID, colocando a nu a “escassez de recursos humanos e ausência de articulação entre serviços camarários”.
“As respostas são demoradas e desfasadas da realidade, os processos burocráticos são longos e muitas famílias continuam sem acesso aos apoios que são essenciais e necessários no dia a dia. Todos os anos, crianças aguardam avaliações que lhes permitam obter terapias e acompanhamento/apoio escolar, enquanto as várias associações que prestam apoio social tentam chegar a todos e todas”.
O Livre defende a criação de um Plano de Envelhecimento Ativo, Criação da Casa das Gerações, Plano municipal de relações culturais participativas, reforço do apoio a pessoas idosas ou em isolamento, programas intergeracionais entre idosos e estudantes universitários para combater a solidão e acessibilidade a espaços e transportes públicos, residências e equipamentos urbanos, eliminando as barreiras físicas.