A autarquia de Sever do Vouga apresentou esta terça-feira à tarde o projeto ‘Cultura entre Pontes’. É um consórcio de Municípios envolvendo Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela.
O evento de hoje serviu para a apresentação oficial das ações que integram esta Rede Cultural ancorada no património material e imaterial deste território.
José Almeida e Costa, Vice-Presidente do Município de Sever do Vouga esteve na sessão de apresentação numa conferência de imprensa realizada no Museu Municipal de Sever do Vouga. ‘Cultura entre Pontes’ dinamizará a região de Sever do Vouga. (com áudio)
No canto polifónico serão criados grupos de canto locais nos territórios, criadas nova cantadas e promovidos espetáculos com a participação dos grupos locais.
Já no teatro serão criadas visitas encenadas em locais de elevado valor patrimonial para visitação e promoção dos territórios, em articulação com associações culturais.
Será criada uma mostra sobre o emblemático canto polifónico, um roteiro turístico e cultural pelos 4 municípios com recurso a vídeo mapping e até uma caderneta de cromos.
O projeto “Cultura Entre Pontes” tem um propósito claro de, não só juntar o melhor da cultura e da força das comunidades dos Municípios de Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela, mas também de capacitar as associações locais para que garantam a continuidade de novas propostas artísticas e culturais que congreguem a valorização do património material e imaterial locais.
A oficina “Canto Polifónico Feminino” tem como objetivo reinterpretar o cancioneiro tradicional do território articulado com as novas sonoridades e formas de apresentação.
Consiste no ensino e disseminação da prática do canto a 3 vozes junto da população mais jovem que, na sua maioria, não a detém.
Para isso, serão recuperadas e transcritas para pauta, 10 destas cantadas a partir do património musical polifónico dos 4 Municípios.
Em termos práticos, em cada Município será constituído um grupo de 10 mulheres locais, com ou sem experiência prévia, 70% das participantes devem ser jovens.
O ponto de partida será uma call pública lançada à comunidade com o objetivo de encontrar cantoras.
Quanto à Oficina As Pontes Entre Nós será um espaço de partilha que irá juntar pessoas com conhecimentos musicais para a criação de 8 novas criações do património polifónico para, posteriormente, serem apresentadas ao público.
As novas cantadas, compostas por 4 músicos profissionais (Vasco Ribeiro Casais, TóZé Bexiga, Joaquim Branco e Paulo Pereira), serão inspiradas nas técnicas tradicionais e criadas com a liberdade criativa de cada músico (cada músico irá compor 2 cantadas).
Haverá exposições e visitas encenadas que permitirão palmilhar os concelhos de Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela.
O autarca de Sever, António Coutinho, diz que da união de faz a força. União assente em valores comuns:
Cultura Entre Pontes é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.