O PCP reage ao anúncio do interesse de investidores na construção de um novo hospital privado, em Aveiro, e diz que a preocupação das entidades públicas deve estar na melhoria do Serviço Nacional de Saúde. Ao mesmo tempo, os deputados vão pedir esclarecimentos ao Ministério da Saúde.
O comentário surge depois de Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, ter anunciado no aniversário do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga, conversações com investidores para a abertura de um novo hospital privado em Aveiro.
A direção regional do PCP diz que é “mais uma machadada no SNS” e que a autarquia deveria estar preocupada pelo facto do florescimento do negócio privado em torno da saúde crescer “por via das insuficiências do SNS”.
“No nosso entender, é um ato de demagogia acenar com criação de postos de trabalho ou dinamismo económico, quando tal é feito à custa da escassez de meios de um serviço público para permitir que todos os aveirenses tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade. Mais do que negociações com entidades privadas, a maioria PSD/CDS que governa a Câmara de Aveiro deveria preocupar-se com o bom funcionamento dos serviços públicos de saúde e como contribuir para isso”.