Núcleo Museológico da Imprensa de Aveiro será criado em Cacia.

Aveiro estabelece protocolo com a Associação Museu da Imprensa para a instalação de um Núcleo Museológico da Imprensa de Aveiro.

Este protocolo enquadra-se no Plano Estratégico para a Cultura do Município de Aveiro 2019-2030 e tem também em conta a o desenvolvimento do projeto do futuro Museu da Imprensa e das Telecomunicações a implementar em Cacia, no edifício da antiga Junta de Freguesia, cujo projeto está em desenvolvimento com estudo prévio já aprovado.

O protoloco agora aprovado entre o Município de Aveiro e a AMI irá regular os termos da cooperação entre as duas entidades, nomeadamente ao nível da cedência de espólio, apoio técnico-científico, produção de conteúdos, ações de mediação cultural, formação, entre outros.

Na reunião de quinta-feira, o Executivo Municipal deliberou aprovar a assinatura de contrato para o Depósito de Bens Culturais que irá permitir a integração do acervo de Agostinho Pinto, que irá integrar o futuro Museu da Imprensa e das Telecomunicações, em Cacia.

O colecionador apresenta peças relacionadas com a história das telecomunicações e apresenta disponibilidade para ceder peças para integrar o núcleo expositivo permanente dedicado às telecomunicações.
Outra das deliberações é o depósito coercivo do acervo do extinto Museu Etnográfico de Requeixo.

A autarquia decidiu a recolha imediata dos bens com vista à “proteção, preservação e conservação”, transferindo-as para as Reservas dos Museus de Aveiro.

“Esta decisão tem em conta a salvaguarda provisório destes bens, tendo por base o seu valor histórico, etnográfico e documental, de interesse para a memória e identidade da Comunidade”, refere nota da autarquia que adianta estar em concordância com os dirigentes da Associação que tutelava esse património, explicando que “não existem condições de pleno funcionamento legal da referida Associação que possibilitem um depósito por acordo normal entre as partes”.

Recorde-se que a CMA tem em fase final de desenvolvimento o projeto que vai servir de base à construção do futuro Museu da Terra, na Quinta da Costa, em Requeixo, podendo este acervo integrar este núcleo Museológico.