Mariana Leitão na campanha autárquica da Iniciativa Liberal.
A presidente do Partido envolve-se na campanha autárquica de Aveiro com os temas Mobilidade e Saúde.
A Iniciativa Liberal A Iniciativa Liberal realiza esta terça, 7 de outubro, a iniciativa “Mobilidade e Saúde em Aveiro”, no âmbito da campanha autárquica no concelho.
A ação contará com a presença de Mariana Leitão e dos candidatos locais, incluindo Miguel Gomes, cabeça de lista à Câmara Municipal de Aveiro.
O evento tem início às 9h15, junto ao apeadeiro de Eixo, com uma viagem de automotora até à Estação de Aveiro.
O percurso pretende ilustrar as dificuldades diárias enfrentadas pelos habitantes das freguesias periféricas, “evidenciando a lentidão, degradação e desarticulação do transporte ferroviário local”.
Com esta ação, a Iniciativa Liberal pretende chamar a atenção para o impacto da mobilidade na habitação e no desenvolvimento equilibrado do concelho, sublinhando que a ausência de transportes públicos fiáveis limita o crescimento das freguesias e o acesso a oportunidades de trabalho, educação e saúde.
Após a chegada à estação, a comitiva seguirá até ao Hospital Distrital de Aveiro, onde irá reunir com a administração do mesmo a fim de se auscultar opiniões e preocupações.
No local, será destacado o “abandono e o adiamento sucessivo da expansão do hospital”, considerado “um dos maiores exemplos da ineficiência do Estado Central no distrito”.
A candidatura liberal apresentará as suas propostas para resolver estes problemas, nomeadamente o Plano Mobilidade 360º, que visa criar uma rede moderna e integrada de transportes urbanos e intermunicipais, e o Seguro de Saúde Municipal, pensado para garantir acesso universal e rápido aos cuidados de saúde.
Ao final da manhã a Iniciativa Liberal Aveiro estará no campus da Universidade de Aveiro, junto à reitoria, para um encontro informal com a comunidade docente e estudantil.
Com uma equipa encabeçada por Miguel Gomes (Câmara Municipal) e Cláudia Rocha (Assembleia Municipal), a Iniciativa Liberal concorre à Câmara Municipal de Aveiro, à Assembleia Municipal e a seis freguesias (Glória e Vera Cruz, Esgueira, Aradas, Santa Joana, Cacia e São Bernardo), “defendendo menos burocracia, mais eficiência e maior transparência na gestão autárquica”.