Oliveira do Bairro e Ílhavo juntos na reflexão sobre políticas de envelhecimento.

Uma delegação do Município de Ílhavo visitou esta segunda-feira, 22 de julho, a Câmara de Oliveira do Bairro, para uma reunião técnica, no sentido de conhecer o trabalho que a autarquia bairradina tem realizado na área do envelhecimento.

Tal como Ílhavo, a autarquia bairradina definiu o pelouro da Idade Maior como estruturante e desde 2018 tem garantido reconhecimento nacional, tendo recebido, no final de 2023, o galardão "Território da Longevidade", atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após esta temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social.

Os objetivos da sua criação passaram pela prevenção e resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, por informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.

Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelo pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, recebeu a sua congénere de Ílhavo, Mariana Ramos, que foi acompanhada por técnicos municipais e de IPSS do seu concelho.

“Foi uma visita muito agradável e útil para ambas as equipas”, referiu Lília Ana Águas, explicando que se tratou de “uma troca de experiências e de boas práticas entre dois Municípios que são referência regional e nacional nas políticas e estratégias relativas ao envelhecimento ativo e ao apoio à população sénior, bem como a todos os seus cuidadores, sejam formais ou informais”.