Autárquicas: IL quer Avenida Europa como novo centro multimodal de Aveiro.

A Iniciativa Liberal diz que Aveiro deve ambicionar “tornar-se referência nacional em mobilidade integrada”.

Ambição apresentada no Plano Mobilidade 360° que pretende colocar as freguesias ligadas a 5 minutos de distância através de “sistema moderno, eficiente e sustentável” com a avenida europa no centro das políticas.

O plano tem como centro o Terminal Intermodal, junto à Estação de Aveiro, onde convergem ferrovia, autocarros, shuttles elétricos, bicicletas e ciclovias.

Este hub será ligado à Avenida Europa requalificada, transformada na espinha dorsal da mobilidade do concelho.

Propõe ciclovias segregadas, passeios amplos e zonas verdes.

O plano prevê paragens de autocarro distribuídas pela Avenida Europa e zonas industriais, permitindo acesso direto ao Terminal Intermodal e facilitando o transporte diário de trabalhadores sem recurso ao automóvel

Para a Linha do Vouga propõe a ligação à Avenida Europa que seria conseguida com um nó secundário intermodal.

Cada freguesia terá um nó intermodal local, articulando mini-shuttles elétricos frequentes com ciclovias, BUGA, trotinetes e autocarros rápidos.

O acesso à rede central ficaria garantido pela ligação entre os centros de freguesia e a Avenida Europa.

“Com transportes públicos rápidos e acessíveis, viver em freguesias como Esgueira, Aradas, Cacia ou Ílhavo passa a ser tão atrativo como no centro, aliviando a pressão habitacional e promovendo crescimento equilibrado”, refere a candidatura da IL liderada por Miguel Gomes.

“Aveiro unido, em 5 minutos. Esta é a verdadeira revolução na mobilidade da cidade”, afirma Miguel Gomes, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal