Mealhada: Novo ano escolar "com arranque tranquilo e com novidades".

Está tudo a postos para o arranque do novo ano letivo no concelho da Mealhada. Nas escolas, há investimentos feitos, em curso e outros programados, mas que não põe em causa o início das aulas. 

António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, e Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, visitaram esta semana algumas escolas do concelho para aferir o estado das obras e outros melhoramentos feitos aproveitando a pausa letiva de verão.

Neste périplo, aqueles responsáveis, acompanhados por elementos do Agrupamento e técnicos da autarquia, foram conhecendo os investimentos e condições para agilizar procedimentos de manutenção e de limpeza para que nada falte na receção à comunidade escolar no novo ano escolar que se avizinha.

Para o presidente da Câmara da Mealhada “este ano letivo, que vai trazer novas regras e novos modelos quanto à monitorização da evolução das aprendizagens, precisa das melhores condições para que esses objetivos se concretizem”. Por tal, “a proximidade entre a Câmara e o Agrupamento de Escolas tem sido a chave para criar, ano após ano, essas mesmas condições para a comunidade escolar”.

O diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, fala de “normalidade” e assegura que para o arranque deste novo ano letivo “estão reunidas todas as condições, sem grandes atropelos”, muito embora persista “a falta de colocação de alguns docentes, embora residual, que pode ficar resolvida em breve e não apresentar qualquer problema”.

Em termos de recursos materiais, Fernando Trindade garante que “há condições que nos permitem perspetivar um ano tranquilo. Não está tudo perfeito, não temos escolas novas, mas as condições que temos dão-nos essa garantia”. E reconhece que “há empenho no que toca a intervenções em equipamentos, como acontece no Luso e em Antes, por exemplo”.

Para breve, o Município da Mealhada vai avançar com dois grandes investimentos ao nível da educação, tendo já assinado os termos de aceitação do contrato para a reabilitação da Escola Básica N.º 2 da Mealhada, que implica um volume de obras no valor total de mais de 4 milhões de euros. Por outro lado, é intenção da autarquia requalificar a EB.1 de Casal Comba, estando a contratualizar a execução do projeto.

“São investimentos que queremos muito agilizar. São obras extremamente necessárias e que já vinham a ser reivindicadas, há muito, pelo Agrupamento de Escolas”, refere António Jorge Franco, apontando que "para a Câmara, a edução foi, desde a primeira hora, um assunto prioritário, daí o esforço de todos os técnicos para cumprir os prazos para fazer projetos e aprová-los".

Na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, à semelhança de anos anteriores, será feita a Receção Municipal à Comunidade Educativa, em sessão marcada para as 9h30, no Cineteatro Messias.

O ano escolar terá receções aos alunos a 12 e 13 de setembro, com as atividades letivas a começarem na segunda-feira, dia 16 de setembro.

Por entre as obras que decorrem no parque escolar do concelho - nomeadamente na criação de condições de conforto nas escolas de Antes (em conclusão) e no Polo Escolar do Luso, entre outros melhoramentos - a autarquia dá nota de algumas novidades previstas para este ano, a começar pelo ensino articulado de música, o reforço das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e o alargamento de apoios a alunos e famílias.

A Câmara da Mealhada vai disponibilizar, no ano letivo de 2024/25, AEC de inglês, xadrez, educação ambiental, robótica e programação, atividades lúdico-expressivas e atividade física e desportiva para o primeiro ciclo. E decidiu manter o alargamento deste tipo de oferta aos jardins de infância, em áreas de atividades lúdico-expressivas, expressão musical, atividade física e inglês.

Ainda para o pré-escolar a autarquia decidiu, também a custos próprios, assegurar a disponibilização do pequeno almoço, situação que é obrigatoriamente legal apenas para alunos do escalão A no Básico e secundário.

Por outro lado, a autarquia continua a apostar nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), com a manutenção de quatro animadoras socioeducativas para assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas.

Recorde-se que o Município da Mealhada vai passar a dispor, neste novo ano letivo, de ensino articulado de música, fruto de uma parceria que envolve a autarquia, a Rubato - Academia de Artes, da Associação Marés D’Entusiasmo, e o próprio Agrupamento de Escolas da Mealhada.

O Ministério da Educação Ciência e Inovação deu autorização para iniciar o ensino artístico especializado de música, “com uma lotação de 63 alunos turno/hora, para ministrar, em regime de planos e programas oficiais, as Iniciações em Música e o Curso Básico de Música nas variantes instrumentais de Acordeão, Bateria, Canto, Clarinete, Fagote, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Oboé, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Violino, Violoncelo”, lê-se no documento de autorização.