Os seniores de Ílhavo levaram ao debate na Assembleia Sénior temas do dia-a-dia com preocupações no campo da segurança, da mobilidade e dos recursos.
Questionaram o serviço público de transportes, os cuidados a ter com a proliferação de ninhos de vespa asiática, a manutenção dos equipamentos informáticos ao serviço dos seniores e os cuidados a manter com o espaço público nomeadamente os passeios nas freguesias do concelho de Ílhavo.
O inquérito feito aos mais velhos deixou indicadores positivos pela forma como os serviços público evoluíram.
Joana Pontes revelou alguns dados para explicar que este estudo visa o melhor conhecimento da realidade dos seniores.
"A maioria reconhece o município como limpo mas revela preocupação pela limpeza dos detritos dos animais que passeiam na rua. A maioria dos seniores diz que os espaços verdes estão cuidados mas que há obstáculos nas vias pedonais. Os passeios não estão apenas reservados a peões (carros estacionados) e não têm largura para cadeira de rodas. Os sanitários existem mas com horários reduzidos e são levantadas questões de higiene".
Às preocupações dos seniores respondeu o autarca de Ílhavo. Fernando Caçoilo respondeu caso a caso e lembrou que muitos aspetos dependem da resposta de cada um dos cidadãos e da sua forma de estar em sociedade.
Quanto às questões materiais não esconde que é possível melhorar o espaço público e anunciou investimento em material informático (com áudio)
O autarca aproveitou as questões sobre a proliferação de vespa asiática para dizer que o problema é complexo. A empresa que colabora no combate aos ninhos prepara o ataque com recursos a drones (com áudio)
Outras das preocupações foi tida com o cuidado animal. Os seniors quiseram saber o que está pensado e a autarquia explica que as campanhas de sensibilização para a adoção estão na primeira linha de respostas (com áudio)
Assembleia em tom divertido com o autarca a abrir os trabalhos com uma frase que deixou os seniores à vontade. "A Assembleia normalmente é para dar pau no presidente".