Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro questionam a Ministra da Saúde sobre a transferência do Hospital de São João da Madeira para a Santa Casa da Misericórdia local.
Alegam falta de informação desde dezembro de 2024, altura em que o Governo anunciou a sua intenção de transferência daquele hospital do SNS.
Em dezembro de 2024, os Deputados do PS/Aveiro dirigiram à Ministra da Saúde, solicitando esclarecimentos acerca dos termos em que se processaria a referida transferência, bem como das medidas previstas para garantir a continuidade da atividade assistencial atualmente desenvolvida pelo Hospital de São João da Madeira, unidade integrante da Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga.
Entre as áreas em causa, destacam-se a cirurgia de ambulatório, o serviço de psiquiatria, os meios complementares de diagnóstico e outras valências essenciais para a resposta assistencial naquela região.
Na resposta do Ministério da Saúde, datada de 17 de dezembro de 2024, fala de estudos em curso.
Volvidos cerca de dez meses sobre essa resposta, os Deputados do PS/Aveiro solicitam novamente à Ministra da Saúde esclarecimentos.
Pretendem saber que garantias pode o Governo prestar relativamente à preservação e valorização dos recursos do Serviço Nacional de Saúde, designadamente quanto à manutenção e desenvolvimento da atividade assistencial atualmente assegurada pelo Hospital de S. João da Madeira, e à estabilidade, valorização e enquadramento dos recursos humanos que integram aquela unidade.