No arranque da 5ª Edição do Festival de Teatro João D'Almeida, o grupo de Teatro Ribalta homenageou Duarte José.
Homenagem póstuma poucos dias depois do falecimento do homem que foi ator, encenador e dirigente do grupo.
Duarte José de Almeida Fradinho foi figura incontornável da comunidade ilhavense e, em particular, da Vista Alegre.
Natural de Ílhavo e nascido no lugar da Vista Alegre, descendia de uma longa linhagem de operários da fábrica, que remontava já ao seu bisavô.
Iniciou o seu percurso profissional na Vista Alegre a 11 de setembro de 1980, como filador, função que desempenhou até 17 de junho de 2012.
A partir dessa data, integrou o quadro de pessoal do Museu Histórico da Vista Alegre, onde continuou a dedicar o seu empenho e dedicação.
Desde jovem, esteve profundamente ligado à vida cultural da Vista Alegre, integrando o grupo de jovens que esteve na origem da independência do Grupo de Teatro Ribalta. Ao longo dos anos, desempenhou vários cargos de responsabilidade – tesoureiro, secretário e presidente – sendo sempre uma força motriz daquele coletivo.
“Como ator e encenador, participou em dezenas de peças, deixando a sua marca única no palco e inspirando sucessivas gerações a apaixonarem-se pelo teatro. O seu entusiasmo e entrega contribuíram decisivamente para dinamizar e manter viva a chama da Vista Alegre”, refere o grupo de teatro.
“O Duarte José foi, para todos nós, a personificação da Vista Alegre. A Vista Alegre é o Duarte Zé, e o Duarte Zé será sempre a Vista Alegre”.