Os Municípios da Região estão preocupados com a falta de indicações do Governo sobre o futuro da Polis com a extinção cada vez mais perto da concretização.
Num relatório enviado ao Governo com temas prementes, as autarquias da CIRA dirigem ao Ministro do Ambiente um dos dossiês prioritários.
Depois de fazer balanço positivo à Polis, a CIRA pediu a continuidade do programa de valorização.
Gestão, financiamento e a definição do modelo e da estrutura de gestão autónoma e integrada da Ria de Aveiro são questões em aberto.
“ Entendemos que a PLRA tem de continuar a existir para gerir as operações em curso, das quais se destaca a obra de transposição de dragados / desassoreamento da Ria de Aveiro, deve ter um quadro institucional claro e estabilizado, respeitador do seu trabalho, dos seus objetivos e dos seus trabalhadores”.
Sugere novos desafios com a operação de desassoreamento e qualificação da Pateira de Fermentelos, assim como de ações de qualificação dos vários Rios que afluem para a Ria de Aveiro (com especial nota de preocupação para o Cértima e o Levira).
O futuro da empresa Águas da Região de Aveiro exige a revisão do Estudo de Viabilidade Económica e Financeira da AdRA e a definição de processos de financiamento dos investimentos de expansão de rede de saneamento básico, necessários realizar para fechar a rede existente.
A defesa da costa, os investimentos de manutenção da estabilidade das margens do Rio Vouga, a gestão florestal, a criação de uma central de Biomassa da Região de Aveiro, o reforço de verbas para o sistema de transportes, a conclusão do dique do Baixo Vouga, os apoios ao canil, a retirada de portagens em troços urbanos, a criação de vias alternativas à EN109, a concretização de uma variante à EN1/IC1, nomeadamente na zona de Anadia e Águeda, a melhoria e otimização das deslocações rodoviárias das Empresas com o eixo Aveiro – Águeda, a ligação de Sever do Vouga à A25, a criação de nó rodoviário no IP1/A1 e Via Rápida de Ligação ao IP1/A1, assim como ligação às Zonas Industriais de Paraimo, Amoreira da Gandara e Vila Verde (Anadia e Oliveira do Bairro), a ligação A25/ZI da Mota/ZI Vagos/A17 (Vagos e Ílhavo),variante a Mamodeiro, o prolongamento da EN 224 para a Murtosa (EN109-5; acesso da A1/A25 à Zona Industrial da Murtosa) e a Circular Nascente à EN 109 (Ovar) são ideias colocadas neste documento estruturante.
Só nestas vias prevê investimento total de cerca de 63 milhões de euros.
Na agenda figuram a ligação ferroviária Aveiro – Salamanca em bitola europeia, o reforço de fundos europeus para a educação e saúde, a ampliação do hospital de Aveiro e a qualificação do Hospital de Águeda e do Hospital de Estarreja e a descentralização de competências.
Os Municípios pedem ainda acesso a informação sobre a cobrança de IMI.