Aveiro e Águeda aprovaram o acordo com a Infraestruturas de Portugal para a execução do projeto e obra do Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda.
Os Executivos Municipais deliberaram aprovar o Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal de Águeda e a Infraestruturas de Portugal (IP) para a elaboração do projeto e obra.
O projeto tem um custo estimado de 2,2 milhões de euros e será financiado a 85% pela IP, com a liderança da CM Aveiro e a CM Águeda.
A obra será paga pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a 100% num acordo alcançado na última reunião de 10 de fevereiro de 2021, entre os Presidentes da IP e das duas Câmaras Municipais e o Ministério de Pedro Nuno Santos.
Com esta solução, a concluir até 2026, é criada uma via dedicada entre os municípios e aliviado o tráfego na antiga EN 230.
O projeto deverá estar pronto até 2023 e depois segue-se a obra que promete revolucionar as ligações entre os municípios.
Ribau Esteves chama atenção para os prazos que vão exigir trabalho apertado e sob o comando das autarquias para agilizar o processo.
E ainda com a incerteza do PRR poder ou não incluir obras para estradas, uma realidade que está a merecer a resistência da UE (com áudio)
João Sousa, vereador do PS, destaca o papel do ministro Pedro Nuno Santos.
O vereador do PS diz que o ministro natural do distrito está a responder a anseios já muito antigos (com áudio)
A nova ligação será feita por Travassô, passando por Eirol, cruzando a A1 e a A17 e terminando na rotunda do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
Estima-se que a distância entre Águeda e Aveiro percorrida através do ERAA passe a ser de cerca de 14 quilómetros, reduzindo-se em cerca de 40% a extensão do percurso por comparação com a via atualmente em uso.
O tempo de viagem será reduzido em cerca de 65%, por comparação com o tempo exigido para percorrer as infraestruturas em uso, de modo a que passe a ser possível viajar entre as duas cidades em cerca de 10 minutos.
Atualmente, a circulação entre Águeda e Aveiro é assegurada por três trajetos distintos, todos eles considerados bastante saturados e considerados desajustados face às necessidades atuais, através da antiga EN230, que liga Águeda a Aveiro por Travassô, na jurisdição dos municípios desde o final dos anos 90; pela EN333 entre Águeda e Oiã e pela EN235 entre Oiã e Aveiro; e ainda pela A25, a partir de Serém, em Macinhata do Vouga.
Jorge Almeida, autarca de Águeda, fala em “dia histórico” para a região.
“É uma luta de várias gerações de políticos aguedenses. Pela primeira vez, é conseguido um acordo que irá viabilizar uma obra de extrema importância para os dois municípios e para o crescimento da região”.