A Assembleia Municipal de Aveiro reúne, esta noite, na segunda sessão de Fevereiro e a habitação promete ser o tema forte no debate político.
Na agenda está a Hasta Pública para venda de 32 imóveis e onde se destaca o terreno do estacionamento do hospital e da Universidade para construir área habitacional e comercial e ampliar a oferta de estacionamento com cave.
Na mesma sessão estarão em debate Propostas de Recomendação e uma Moção apresentadas pelo BE sobre arrendamento público a custos controlados, regulamentação de hotelaria e alojamento local, congelamento extraordinário das rendas sociais do município, gestão das habitações sociais propriedade do município, fixação de aumentos de rendas e candidatura ao programa 1.º direito.
A moção refere-se à ampliação da oferta habitacional do IHRU em Aveiro e pela garantia da sua continua manutenção.
A completar a agenda estão propostas de recomendação do PCP sobre a criação da tarifa social de água e saneamento e do PAN sobre construção de parques de realojamento de matilhas.
O Partido Comunista pretende a redução dos encargos das famílias, com mecanismo semelhante ao que já existe para a energia (eletricidade e gás) do qual beneficiam 5623 agregados familiares do concelho.
Diz que esse é um quadro que dá a “dimensão da necessidade de apoio” na capital de Distrito “com a tarifa mais alta”.
Os trabalhos recomeçam às 21h.