Ílhavo: Autarquia revela acordo com o Estado para assumir limpeza da floresta.

Ílhavo assina contrato interadministrativo de delegação de competências com o Estado para proteção contra incêndios na Nossa Senhora dos Campos.

Esse acordo foi celebrado com a ESTAMO, entidade representante do Estado, para a implementação e manutenção das faixas de gestão de combustível na antiga Colónia Agrícola da Gafanha, bem como nas áreas estratégicas de mosaicos de gestão de combustível, até agora sem intervenção.

É um tema que mereceu referências nos debates eleitorais com críticas da Aliança Democrática à forma como se procedeu à limpeza em 2025.

Rui Dias acusou a autarquia de falta de controlo sobre a ação da entidade que assumiu os trabalhos de limpeza e de estar a desertificar parcelas significativas da floresta.

A autarquia vem a público explicar que a limpeza resulta deste contrato de delegação de competências.

Intervenção, a decorrer entre 2025 e 2028, tem como objetivo reduzir os efeitos e a dimensão dos incêndios rurais, através da gestão de combustível em locais estratégicos, condicionando o comportamento e a propagação do fogo e mitigando os seus impactos no território.

A autarquia explica que a operação, já em curso no presente ano, permitirá o controlo da vegetação invasora, uma das principais ameaças à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas, com consequências ambientais e económicas negativas.

Paralelamente, contribuirá para a prevenção e o controlo de pragas florestais.

Explica, ainda, que as ações previstas “reforçam a valorização da segurança e do usufruto do espaço florestal da Nossa Senhora dos Campos, enquanto área de recreio e lazer, com relevância paisagística e ambiental”.