O cabeça de lista do movimento independente Unir Para Fazer à Assembleia Municipal de Ílhavo, nas autárquicas de 2025, afirma que há um trajeto de mudança iniciado em 2021 que espera reforçar em 2025.
José Pinto Reis, atual líder do grupo municipal “Unir Para Fazer”, na AMI, desde outubro de 2021, justifica a recandidatura pela necessidade de reforçar um projeto alternativo fora da esfera partidária.
“É necessário continuar a mudanç. Candidato-me porque é importante criar um diálogo construtivo entre a Assembleia Municipal e o Executivo camarário, proporcionando melhores condições de governabilidade. Estamos na política para incluir, unir e fazer”.
Pinto Reis diz que ao cabo de quatro anos há na Assembleia Municipal ares de mudança.
“Se o nosso movimento não tivesse surgido há quatro anos, a política no Município de Ílhavo teria continuado na mesma e com os mesmos. É urgente continuar a mudança e o trabalho para diminuir a importância que certas ‘castas’ julgam ter, porque habituadas a que tudo lhes fosse permitido”.
O líder de bancada do Movimento entende que foi criado um novo quadro político com mais diversidade e com enriquecimento do debate.
“Hoje o Unir Para Fazer na Assembleia Municipal pode estar orgulhoso do trabalho realizado. Trouxe novos atores para a política local que há quatro anos não estavam envolvidos, oferecendo um olhar novo, livre e independente das agendas partidárias. Temos um grupo municipal em que todos intervieram. Somos a única força que nunca faltou aos compromissos assumidos com a discussão da atividade política na rádio Terranova. Apoiámos e garantimos a viabilização dos documentos essenciais do Executivo. Se hoje temos as Comemorações do 25 de Abril, as transmissões online das sessões da Assembleia Municipal, a Comissão de Líderes ou permanente a funcionar, deve-se ao Unir Para Fazer”.
José Pinto Reis, de 54 anos, é natural da Gafanha da Nazaré e residente em Ílhavo.
Licenciado e mestre em Gestão, é Diretor Administrativo e Financeiro e leciona no Ensino Superior.