'Águeda Educa' discutiu problemas da Educação.

A Federação das Associações de Pais de Águeda (Fapagueda), em parceria com a Câmara Municipal, realizou, nos dias 2 e 4 de Outubro, a segunda edição do 'Águeda Educa'.

Na sexta-feira realizou-se uma palestra intitulada 'Eu, entre a família e a escola', que teve como oradores convidados Jorge Ascensão (Presidente da CONFAP), Sofia Marques Silva (Faculdade de Psicologia e Ciências Educacionais da Universidade do Porto) e Barbara Wong, (Jornalista do jornal Público). Perante um auditório bem composto da Escola Marques de Castilho, "foram discutidos alguns dos problemas existentes na comunidade educativa, sendo certo que, atualmente, os desafios da Escola são cada vez mais exigentes para os jovens estudantes".

No domingo, no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), realizou-se uma amostra de 'Profissões do Passado', direcionada para as famílias e público em geral. Na oportunidade, os jovens "puderam ver algumas das profissões já em desuso, numa mostra que cativou a atenção de muitos dos presentes".

As más condições climatéricas que se fizeram sentir acabaram por impossibilitar a presença de mais pessoas, mas Cristina Cruz, Presidente da direção da Fapagueda, fez um balanço positivo da iniciativa. “Penso que conseguimos atingir os objetivos a que nos propusemos e fica a certeza de que no próximo ano vamos realizar a terceira edição desta iniciativa, ainda que noutros moldes, pois pretendemos continuar a contribuir para o enriquecimento das crianças e jovens do Concelho”, disse, não esquecendo de agradecer a todos os envolvidos na organização e dinamização da atividade, destacando-se a Câmara Municipal, a Associação Juntos Somos Arte, os Bombeiros Voluntários de Águeda, o vendedor ambulante 'Mão Cheia' e a D. Ermelinda, bem como todos os particulares que se disponibilizaram para tão bem representarem as suas profissões e também aos agrupamentos escolas Águeda e Águeda Sul e a Adolfo Portela, referenciou.