A Vista Alegre continua a dar sinais positivos em mais um ciclo de crescimento.
O primeiro semestre do ano termina com um volume de negócios de 42 milhões de euros, a crescer 2,3%; os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) está em 7 milhões de euros, 11% acima do registado no período homólogo; o resultado operacional aumenta 25% atingindo os 4 milhões de euros e o resultado líquido atinge os 1,9 milhões de euros, 41% acima do registado no período homólogo.
Indicadores positivos com os mercados externos a representarem papel de relevo (67%) no volume de negócios com 28 milhões de euros.
Este aumento é justificado pelo crescimento do negócio em novos mercados, nomeadamente na Europa e Ásia. Na Europa destaca-se a França e Espanha com maiores crescimentos.
A Vista Alegre Atlantis, SGPS, SA, sedeada na Vista Alegre, em Ílhavo, confirma o desempenho e a tendência de crescimento dos últimos anos e continua a diversificar a atividade centrando todo o processo comercial na marca Vista Alegre que absorveu a designação Atlantis.
Depois da porcelana, cristal e vidro, a Vista Alegre acaba de apostar num novo segmento, a iluminação. O lançamento de uma linha de candeeiros marca a entrada da Vista Alegre neste segmento de mercado. E continua a ser galardoada em concursos internacionais de design.
“O reforço das equipas comerciais no mundo, a melhoria contínua dos processos industriais, a inovação produtiva e a investigação e desenvolvimento de novos produtos têm sido fatores chave para a boa performance operacional da Vista Alegre”, refere nota da empresa que assegura o reforço da aposta na expansão para novos mercados, intensificando a participação em feiras e ações de marketing e comerciais.
Os mercados prioritários, do plano de internacionalização da Vista Alegre, são França, Itália, México e Índia. O mercado francês está mais avançado onde já existe uma rede de distribuição montada para comercialização da marca Vista Alegre. As operações no México e India estão a iniciar-se.
No primeiro semestre os investimentos realizados no montante de 10 milhões de euros, foram essencialmente no segmento do grés mesa (ampliação da fábrica da Ria Stone) e no cristal (projeto CristalLux).