Aveiro: Portugal ganha peso na microeletrónica mas potencial exportador pode crescer.

A aeronáutica, com área de trabalho no aeródromo de São Jacinto em particular no campo dos drones, e o eixo Aveiro-Águeda, a ligar dois polos industriais e de inovação, vão ser cruciais no crescimento da região.

João Machado, vereador na Câmara de Aveiro, gestor das operações ligadas à semana da tecnologia, despediu-se hoje das organizações às quais esteve associado.

Na abertura do encontro anual do consórcio da Agenda Microeletrónica, em Aveiro, o dirigente político, despediu-se dos parceiros desta agenda PRR.

Lembrou que em tempo de eleições, a opção foi não fazer sessão oficial de abertura da semana da tecnologia para evitar polémicas.

No discurso assinalou o caminho feito e o potencial da região (com áudio)

O universo dos semicondutores continua a marcar a agenda europeia e Portugal quer chegar a 2030 com uma quota de 20% na produção e está longe dessa meta.

Apesar do crescimento a Europa não consegue crescer acima de outros mercados, nomeadamente o dos EUA e asiáticos.

É um dos desafios a enfrentar mas que representa oportunidade para as empresas.

Carlos Alves, membro do comité estratégico e da agenda micro electrónica, destaca a capacidade de atuação de empresas e centros de investigação.

Com total de 60 milhões de euros de investimento e financiamento de 30 milhões do PRR e o envolvimento de 17 entidades, o ecossistema inovador diz ter resultados para apresentar (com áudio)

O peso da eletrónica nas exportações é, ainda, moderado.

Nuno Gonçalves, vice presidente do IAPMEI, deixou claro que há desafios a enfrentar nesta agenda da micro eletrónica.

Com as exportações a crescer mas com intensidade tecnológica ainda moderada Portugal deve ambicionar chegar mais longe no contexto internacional (com áudio)

O IAPMEI diz que há linhas de apoio ao investimento para empresas em tecnologia e oportunidades pela frente.

Regista a falta de escala como uma das dificuldades que procura contornar com o incentivo aos consórcios e ao trabalho de colaboração entre empresas.

O III Congresso Anual decorre no Teatro Aveirense ao longo do dia.

“Consolidar o presente, Garantir o Futuro” é o tema desta edição.

A conferência e workshop temático integram-se na Semana da Tecnologia (Aveiro Tech Week).