O projeto Ecogres®, da Grestal, venceu o Prémio Nacional de Sustentabilidade atribuído pelo Jornal de Negócios na categoria de economia circular.
Reconhecimento por uma linha de produtos produzidos a partir de materiais reciclados não perigosos, provenientes de excedentes e subprodutos cerâmicos e outros aditivos.
A esta categoria eram candidatos “iniciativas, serviços e produtos que resultam em inovação nas áreas da conceção , design, produção, distribuição e consumo, através da aplicação dos princípios de economia circular ao longo do ciclo de vida de um produto, promovendo a recolha, reutilização, tratamento/reparação, upgrade , renovação, reciclagem e reaproveitamento”.
Helena Pereira (Presidente da Fundação Ciência e Tecnologia) presidiu o Júri desta categoria, composto por nomes conhecidos da economia nacional, como António Nogueira Leite (Economista), Isabel Furtado (Presidente da Direção COTEC Portugal), Luís Filipe Castro Henriques (presidente da AICEP) e Paulo Lemos (ex- Secretário de Estado do Ambiente), entre outros.
Liliana Cachim, diretora de marketing da empresa, refere a importância desta distinção.
“A Grestel trabalha diariamente, projeto a projeto, com enorme preocupação com a circularidade e a sustentabilidade. Desde a criação do ecogres, que pretende liderar a mudança na louça de mesa, ao ecodesign, a práticas sociais, ambientais e de eficiência energética, a preocupação de todos na empresa é contribuir para uma indústria cerâmica mais sustentável”.