A modernização da linha do Norte e a criação de um corredor de alta velocidade pode ser uma oportunidade para tornar a região de Aveiro e o Entre Douro e Vouga mais coeso e um verdadeiro pólo industrial.
O tema esteve em debate este fim de semana em Ovar.
E foi da auscultação de diferentes atores que surgiu a posição em defesa da reabilitação da Linha do Vale do Vouga como “Elemento Urbanístico Estruturante (de centralidade e bacias de emprego)” e a criação de um eixo entre o Porto de Aveiro e Ovar com quatro linhas que permitam potenciar essas ligações.
Os modelos de desenvolvimento estiveram em destaque com apelos ao aproveitamento deste momento para fomentar a coesão territorial com ligações entre diferentes pólos urbanos.
Braga da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Ovar, realça as mudanças no mundo para explicar que a produção globalizada tende a ficar regionalizada com o regresso de unidades produtivas à Europa (com áudio)
O também gestor portuário fala dos riscos de Ovar poder ser visto como município satélite do Porto com ligações ferroviárias que aproximam os principiais pólos da região centro/norte.
O vice presidente da Câmara de Ovar deixou apelo ao debate sobre traçados e planos.
Domingos Silva diz que se notam queixas um pouco por todo o lado atendendo à natureza da obra.
A alta velocidade poderá vir a sobrepor-se a tudo o que é realidade local sem atender às especificidades (com áudio)
O Encontro reuniu cerca de 60 Cidadãos, tendo estado em permanência, em cada uma das sessões cerca de 40.
Autarcas, empresários, investigadores, dirigentes de Misericórdias, IPSS e Associações e Cidadãos estiveram em Ovar.
Pompílio Souto, da Plataforma Cidades, lamentou a ausência do PS e da administração do Porto de Aveiro dos fóruns de debate sobre acessibilidades.
Diz que tem enfrentado dificuldades para sentar a administração em sessões abertas ao público (com áudio)
Autarcas de Santa Maria da feira e Ovar manifestaram vontade de unir, na ação, Municípios de diferentes regiões, comissões e associações regionais.