A OLI, maior empresa de autoclismos da Europa do Sul, registou um volume de negócios de 75.5 milhões de euros, em 2022. Este valor representa um crescimento de 7% face ao ano anterior.
A empresa portuguesa nunca tinha obtido resultados tão elevados, no que toca ao volume de negócios.
Em 2022 registou-se um aumento de 16% nas exportações da empresa, que representam 75.6% do total de vendas.
A estimativa para 2023 é de um aumento global de 8%.
Produtos como autoclismos, placas de comando e mecanismos, desenvolvidos e produzidos em Aveiro (no complexo industrial da OLI), foram exportados para mais de 85 países, de todos os continentes.
O crescimento da empresa a nível internacional deveu-se, sobretudo, aos mercados do Norte de África (Egipto e Tunísia), que aumentaram o volume de vendas em 142%.
Apesar de, nos últimos anos, a OLI ter vindo a crescer de forma contínua na Europa, as vendas caíram cerca de 2% nos mercados da Europa Central e de Leste.
A guerra na Ucrânia afetou negativamente a empresa em 2022, sendo que antes do conflito, a Rússia e a Ucrânia representavam 6.3% das vendas.
Em 2022 a OLI investiu 12 milhões de euros em Portugal, para ampliar o complexo industrial, a inaugurar em data ainda indefinida, no primeiro semestre do ano.
A ampliação visa aumentar a capacidade produtiva, desenvolver novos produtos e reforçar os Sistemas e Tecnologias de Informação.
“Em 2023, conscientes da incerteza e da instabilidade na Europa, iremos apostar em geografias como o norte de África e o Médio Oriente, onde queremos consolidar os resultados obtidos no ano passado e crescer ainda mais em vendas. Para concretizarmos os objetivos de crescimento, iremos apostar na melhoria do serviço ao cliente e no lançamento de novos produtos com maior incorporação de tecnologia e valor acrescentado com benefícios ao nível da sustentabilidade e da saúde e bem-estar das pessoas”.