O Cais do Porto divulga os primeiros resultados do Censo Tech e revela o perfil dos profissionais e empresas brasileiras presentes no ecossistema tecnológico português.
Esse levantamento, inédito, sobre a presença profissional de brasileiros no setor tecnológico em Portugal resulta de dados, recolhidos entre 7 e 14 de novembro.
Analisam padrões de migração, áreas de atuação, funções desempenhadas, cidades de residência e principais desafios enfrentados.
O estudo contabiliza 54 respostas, oferecendo um retrato inicial do movimento crescente de talentos brasileiros que impulsionam tecnologia, inovação e serviços especializados no país.
Os dados mostram que Lisboa (28%), Porto (15%) e Aveiro (6%) são os principais polos de atuação desses profissionais.
A maioria está em Portugal entre 3 e 5 anos, e 94% já trabalham no país.
Quanto aos Estados de origem no Brasil prevalecem São Paulo (22%), Rio de Janeiro (17%), Minas Gerais (18%), Pernambuco ( 6%).
Entre os que chegaram sem emprego definido, o LinkedIn foi a porta de entrada para 64%, seguido por indicações pessoais.
O estudo identifica como funções mais comuns Engenharia de Dados, Analista de Dados e Desenvolvedor, em empresas dos setores de Consultoria, Finanças e Saúde.
“Estes primeiros resultados mostram um movimento consistente de talentos e empresas brasileiras que já fazem parte do motor tecnológico de Portugal. O Censo Tech ajuda-nos a compreender quem são estes profissionais, onde estão, o que os motiva e quais barreiras ainda precisam de ser superadas. É um passo essencial para fortalecer esta comunidade e criar políticas e programas que aproximem ainda mais os ecossistemas de Portugal e do Brasil” refere Marcela Valença, Country Operations Manager do Cais do Porto.