Museu Marítimo em fim de semana de celebração do Dia do Mar.

“Vulnerabilidade e resiliência nas comunidades costeiras do Noroeste de Portugal (final do século XVI - meados do século XIX)” é o trabalho vencedor da 7ª edição do Prémio Otávio Lixa Filgueiras.

Iniciativa do Museu Marítimo de Ílhavo está na 7ª edição depois do lançamento em 2012 no ano de entrega do espólio de Otávio Lixa Filgueiras ao Museu Marítimo de Ílhavo.

Este ano com 4 trabalhos a concurso foi distinguido uma obra que assenta numa tese de doutoramento sobre a relação das comunidades com o meio marinho.

A autora, Ana Isabel Alves Lopes, afirma tratar-se de um trabalho sobre a resiliência de comunidades costeiras.

Tema atual no momento em que se intensifica o debate sobre a proteção da orla costeira (com áudio)

O “Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras” distingue autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas da História, Antropologia e Etnografia Marítima, Arquitetura Naval, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

Nuno Costa, responsável pelo Museu, assume que a escolha acabou pro recair num trabalho que analisa questões que vão além da cultura marítima (com áudio)

O Museu Marítimo de Ílhavo acolheu este fim de semana a 13.ª edição do Seminário "Desafios do Mar Português".

Momento integrado no programa de celebração do Dia Nacional do Mar.

Jornada que promoveu a reflexão sobre o papel das mulheres no âmbito da cultura marítima.

A mesa redonda “Mar no feminino: perspetivas atuais” contou com as participações de Raquel Gaspar (Ocean Alive), Helena Vieira (WIN BIG), Maria João Bebianno (CIMA-UAlg) e Maria José Costa (AMONET) numa conversa moderada por Inês Amorim (áudio)

Iniciativa integrada na Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e com a parceria do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, da Universidade do Porto.