AgitÁgueda com impacto económico de 8 milhões de euros na economia local.

Águeda revela que o AgitÁgueda tem um impacto económico de 8 milhões de euros.

Essas são as contas de 2024 no momento em que se prepara o lançamento de 2025.

Evento teve um impacto económico de cerca de 8 milhões de euros, gerados para a economia local, com um retorno de 6,55 euros por cada euro investido.

A autarquia diz que o peso na economia é irrefutável.

“Este é um festival que ultrapassa fronteiras, coloca Águeda no mapa mundial e afirma-nos como referência nacional e internacional em cultura, inovação e sustentabilidade”, disse Edson Santos, Vice Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na sequência do estudo sobre o Agitágueda de 2024 e cujos resultados são agora dados a conhecer.

Ao longo de 23 dias, com mais de 30 espetáculos e cerca de 1 500 participantes (entre grupos e artistas), Águeda foi visitada por mais de 940 mil pessoas, “vindos de todos os cantos de Portugal e de 61 países, num verdadeiro encontro de culturas, cores e emoções”, declarou, apontando o “enorme orgulho” de partilhar os resultados do estudo sobre o AgitÁgueda 2024.

As áreas com maior impacto foram a restauração, as comércio, os transportes e o alojamento.

Destaca ainda o impacto além-fronteiras com “projeção internacional” assente na divulgação de notícias e imagens sobre o evento.

“Considerando toda esta exposição, dentro e fora de Portugal, o valor publicitário equivalente é de 1,9 milhões de euros, o que significa que este seria o valor que teríamos de investir se tivéssemos de pagar toda a exposição mediática gerada pelo evento”.

A nível internacional, Espanha é o país com maior número de visitantes, seguido pelos Estados Unidos, França e Alemanha.

Outra componente “muito relevante” do estudo são os dados rela vos ao consumo, comprovando que houve, em 2024, um crescimento de 25,5% nas transações relativamente a 2019 (data do último estudo efetuado ao evento), um aumento verificado principalmente nos setores da restauração, moda, retalho e farmácia.

“A taxa de satisfação dos participantes atingiu os 9,18 pontos em 10, o que confirma a qualidade da experiência proporcionada”, destaca Edson Santos.

A menos de um mês do início do AgitÁgueda 2025 e numa altura em que já são conhecidos alguns nomes do cartaz do evento (Daniela Mercury, ProfJam e Diogo Piçarra), Edson Santos avança que haverá, “como já habituámos o público, muitas surpresas”.