O Illiabum conquistou a primeira Taça de Portugal na sua história ao bater o Benfica na final por 91-83. Uma semana depois da AD Vagos ter conquistado a Taça feminina, o troféu de equipas masculinas tamnbém fica na Região de Aveiro.
Passa a ser o troféu mais importante na vitrine do clube depois das finais perdidas, em 89 e 92, a vitória em Braga é assinalada como a maior conquista da história desportiva em Ílhavo.
O conjunto de Pedro Nuno fez história com um percurso brilhante em que bateu CAB, Galitos do Barreiro e o vencedor da Taça nos últimos quatro anos.
A entrada no jogo foi decisiva para o Illiabum que conseguiu 25 pontos de vantagem. Foi a demonstração do querer, da raça e da classe colocada em campo por um coletivo que funcionou de forma solidária.
Esses primeiros 20 minutos apanharam o Benfica desprevenido e a luta contra o tempo foi fatal para os encarnados.
O Benfica ainda reduziu a 7 pontos à entrada do quarto período mas voltou a crença ilhavense e a vantagem foi garantida com uma gestão exemplar.
A festa segue esta noite no regresso da equipa a Ílhavo mas já começou em Braga com os adeptos que se deslocaram à cidade universitária.
Carlos Andrade reconhece que o Illiabum mereceu porque "quis mais" e soube fazer o "jogo perfeito". ". Não há desculpas. Mérito ao Illiabum. Os jovens lançados lançados por Pedro Nuno não tremeram frente ao Benfica. O basquetebol português está em boas mãos".
José Ricardo Rodrigues, técnico do Benfica, reconheceu mérito ao Illiabum.
"Sabíamos que o Illiabum iria estender a sua defesa e tirar-nos das nossas rotinas e não fomos capazes de evitar a aceleração das decisões. Houve um conjunto de erros muito grande e a diferença inicial marcou o jogo. Mérito do adversário. Foi melhor".
Jeff Early foi o MVP da partida com 36 pontos e a liderança da equipa. O Norte Americano deu mais uma mostra da sua valia como elemento de classe extra num coletivo que se exibiu a grande nível.
O atleta mostrou-se feliz pela conquista. "É uma coisa incrível. Jogamos frente à melhor equipa mas viemos para dar tudo. Tempos muitos jovens e muito talento".
Pedro Nuno, do Illiabum, assume o sentimento pela exibição e pela conquista (com áudio).
"Somos um clube com mais de 70 anos e este é o primeiro título na Taça. Vai ser uma festa em Ílhavo. Fizemos uma primeira parte perfeita que nos deu a almofada para aguentar a reacção. Queremos chegar a casa bem e comer bem num restaurante porreiro. Esta gente tem valor e agora tem que dar mais um passo em frente".
Augusto Sobrinho destaca a conquista enquanto capitão do Illiabum. "Sonhámos com isto mas sabiamos que seria dificil. Todos os jogadores pensaram jogo a jogo e assumiram estar no mesmo barco. Os jovens têm grande maturidade. Colhemos os frutos da organização. Agradecer aos adeptos. Têm sido incríveis. Ganhei a Taça pelo Porto mas não teve o mesmo sabor. Agora é sonho tornado realidade".
Carlos Cardoso assumiu-se como um dos jovens em evidência. "É um dos eventos da época. Um sonho tornado realidade e partilhar esse momento com outros jovens é espetacular. Os adeptos são o 13º jogador e foram importantes".