Ligados às Máquinas mostram mosaico sonoro nos Festivais de Outono.
Um concerto com o título “Amor Dimensional” da orquestra de samples, talvez, a primeira orquestra do mundo composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo, abre a última semana dos Festivais de Outono 2026, organizados pela Universidade de Aveiro (UA).
O coletivo Ligados às Máquinas nasceu há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).
A sua música é uma construção sui generis: junta pedaços, cuja conciliação pode parecer forçada ou mesmo impossível, para apresentar um todo unificado e harmonioso que, muito provavelmente, não soa a nada que já tenha escutado até hoje.
Há mais de 10 anos que o coletivo tem vindo a tecer e a mostrar ao vivo o seu mosaico sonoro, que registaram num disco editado pela Omnichord no final de 2024, a que chamaram “Amor Dimensional”.
Para este registo, resultado de uma colaboração com origem no festival Nascentes 2023, mais de 30 artistas nacionais cederam matéria sonora da sua autoria, posteriormente transformada pelos Ligados às Máquinas em nove temas originais que desenham um dia na vida de cada um.
Desde o primeiro dia que os Ligados às Máquinas se assumem como um inovador projeto musical de originais, construídos a partir da combinação de amostras sonoras, escolhidas e recolhidas pelos seus membros e cruzando hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas.
Os Ligados às Máquinas já se apresentaram ao vivo em vários pontos do país, através de espetáculos em nome próprio ou de participação em projetos colaborativos, e atuam este sábado, dia 22 de novembro, às 17h00, no auditório do Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem.
Para domingo fica a atuação do Coro e a Orquestra da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro sob direção de Emanuel Pacheco, docente da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Espetáculo às 17h00 na Nave Multiusos Caixa UA.
Neste concerto apresentar-se-ão dois agrupamentos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nomeadamente a Orquestra Clássica e o Coro, constituído pelos alunos dos 5º, 6º e 7º anos em regime articulado.
Para além de obras orquestrais, será apresentada a Cantata Hodie da autoria de Leavitt Hodie.